Condução segura
Substitua o ar condicionado e o filtro para uma condução segura
É parte integrante da moldura do seu automóvel e é essencial para conduzirmos confortavelmente.
O ar condicionado que permite arrefecer o habitáculo até à temperatura ideal no verão, e aquecê-lo no inverno também permite desembaciar os vidros com rapidez, porque quando este funciona de forma totalmente correta é capaz de desumidificar o ar.
Se utilizado regularmente, o sistema de climatização começa a perder eficácia, normalmente porque o filtro de habitáculo está sujo ou porque o sistema já perdeu o gás. Nestas situações é aconselhável que carregue o ar condicionado com regularidade ou mude o filtro do habitáculo.
Cuidados a ter com o ar condicionado
Nunca deve ligar de imediato o ar condicionado
No caso do seu carro permanecer durante um longo período de tempo exposto ao sol, deve abrir todas as janelas para que seja possível ventilar o interior do veículo e depois ligar o ar condicionado e fechar as janelas.
Nunca ligue o ar condicionado imediatamente no máximo
Nos casos em que sente muito calor ao entrar no carro, nunca ligue o ar condicionado no máximo. Pode acontecer que ocorra um choque térmico ou ocasionar irritação nos olhos e no nariz, deixando-o mais desconfortável para conduzir.
Diminua a intensidade do ar condicionado quando estiver a chegar ao destino
Da mesma forma que aconselhamos que não ligue o ar condicionado no máximo, para evitar um choque térmico, também recomendamos que diminua a sua intensidade assim que se aproxime do destino.
Ligue o ar condicionado de 15 em 15 dias
O ar condicionado deve ser ligado periodicamente, inclusivamente no inverno, a cada 15 dias ou mesmo uma vez por semana para evitar danos no compressor e nas mangueiras, que podem ficar ressequidas.
Troque os filtros regularmente
É aconselhável trocar os filtros periodicamente para evitar alergias e odores desagradáveis, devido à acumulação de fungos, bactérias e ácaros que se acumulam ao longo do tempo nos filtros.