DESCUBRA A ORIGEM DO 1º DE MAIO

DESCUBRA A ORIGEM DO 1º DE MAIO

O Dia do Trabalhador, é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores e celebrada anualmente no dia 1 de maio, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles. A data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, mas de forma violenta, ferindo e matando vários operários.

No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e uns anos depois a Rússia fez o mesmo. Em Portugal, os trabalhadores assinalaram o 1º de Maio logo em 1890, o primeiro ano da sua realização internacional. Mas as ações do Dia do Trabalhador limitavam-se inicialmente a alguns convívios entre operários, com discursos pelo meio, e a algumas idas aos cemitérios em homenagem aos operários e ativistas que morreram na luta pelos seus direitos laborais.

Até que, em 1919, após lutas constantes do sindicalismo e dos trabalhadores portugueses, foi conquistada e consagrada na lei, a jornada de oito horas para os trabalhadores do comércio e da indústria.
Mesmo no Estado Novo, os portugueses souberam ultrapassar os obstáculos do regime à expressão das suas liberdades.
O 1º de Maio mais extraordinário realizado até hoje, em Portugal, com direito ao destaque certo na história, foi o que se realizou oito dias depois do 25 de Abril de 1974.

 

Publicar um Comentário